Quem decide a compra do imóvel? Homem ou mulher?
Quem decide a compra do imóvel? Ah, essa é a pergunta que não quer calar. Na hora de comprar um imóvel, é ele ou ela quem bate o martelo final? Ambos possuem perfis e perguntas diferentes na hora de escolher um lugar para morar, mas quem é que decide? Segundo alguns especialistas, quem decide a compra do imóvel varia, mas existe uma maioria.
“Sim senhora!”
Conhecemos a fama entre os casais de que a última palavra é sempre dele: “Sim senhora!” Mas na hora de decidir sobre a casa, quem decide a compra? Geralmente quem faz o primeiro contato com as construtoras, corretores e imobiliárias são sempre eles, com todas as dúvidas sobre valores, localização e etc.
Eu e minha equipe, quando atendemos homens a procura de imóvel, percebemos que as dúvidas são sempre objetivas e diretas, muitas vezes mais focadas na praticidade do seu dia a dia, no valor e no financiamento do imóvel.
A objetividade na hora de comprar algo é mais natural do masculino, mas quando o assunto é imóveis, existem preocupações maiores. É claro que eles se preocupam com as necessidades das mulheres em relação ao imóvel, mas ao mesmo tempo ele sabe (e nós também) que aquela consulta é apenas uma prévia, um começo de conversa para atender as dúvidas mais pertinentes e informações primárias.
Geralmente a conversa com os homens termina assim: “Vou conversar com a minha mulher e depois entrarei em contato”. Eu entendo.
Mas na verdade, o que elas querem?
Cerca de 80% das vezes, quando o homem sai à procura de um imóvel parar tirar as suas dúvidas, ele define o que quer comprar. Mas sabemos que, na verdade, ele não decidiu nada.
Somente depois da visita, depois de conhecermos a esposa (ou companheira) é que será entendido de verdade o tipo de imóvel que o cliente procura e se aquele empreendimento vai agradar. Até lá estamos todos apenas conversando.
Embora não vivemos em um mundo onde quem toma conta da casa sempre é a mulher, sendo donas de casa ou não, elas são mais detalhistas. Por esse motivo, estão sempre se preocupando com a distância do imóvel até o trabalho, o comércio, a escola, quer saber como é a vizinhança ao redor, se é fácil receber convidados e familiares e principalmente se preocupam o dia a dia dos filhos.
Na minha jornada de atendimento, não foram poucas as vezes que presenciei discussões de todo o tipo entre casais. Até quando há consenso na escolha do imóvel, o desentendimento acontece na hora de escolher o apartamento, em qual andar e etc.
A frase que mais escuto quando o homem escolhe o imóvel é: “Está bom só se for para você, né?”, diz a mulher.
Mulheres costumam planejar e imaginar a sua vida de uma forma muito detalhista, enquanto que o homem não, e isso é uma coisa natural. Com isso, todos as características de um novo imóvel fazem a diferença. Quem decide a compra do imóvel, na verdade já vai planejando o tipo de decoração, se haverá um jardim, espaço para animais, entre várias outras coisas.
E quem manda afinal?
Quem manda são elas. 80% dos casos, quem decide a compra do imóvel é a mulher. Não que os homens ficam chateados com isso. Na verdade, muitos deles parecem até aliviados por terem encontrado a casa que a mulher gostou e já está aprendendo a amar.
Mas nem sempre é uma decisão fácil, as mulheres também buscam informações, tentar acertar as contas, fazer negociações e tudo o mais. Mas ela é quem dá o sim para o fechamento final. Existem casos em que o casal vai até a casa, olha todos os pontos positivos, e não ficam com o imóvel somente porque a mulher não se sentiu bem ali.
Essa situação é tão rotineira que os corretores de imóveis já pensam nisso na hora de entrevistar o cliente. É fundamental entender a vida da família já para antecipar os gostos da esposa.
No final quem decide é a família
Tentar entender esse comportamento de compra de imóveis entre homens e mulheres, nos faz pensar em como existem diversos tipos de casais. Com características diferentes, e que querem coisas diferentes.
Todas as pessoas que querem comprar imóveis, sejam elas heterossexuais ou homossexuais, com ou sem filhos, buscam mais do que uma casa, querem um lugar para morar, onde possa ser o lugar ideal para uma família, um lugar que possa realmente ser um lar.
Até mesmo para quem ainda é solteiro. A compra de um imóvel faz parte de uma etapa da vida, portanto, quem decide a compra do imóvel deve pensar muito em todos os detalhes. Afinal de contas essa decisão é uma responsabilidade muito grande.
E na sua família, na sua vida, quem decide qual imóvel comprar? O homem ou a mulher?
CONTINUE NO BLOG
Descubra outras informações sobre imóveis que são relevantes para que procura sua casa própria.
Veja a minha opinião (e da minha equipe) dos principais lançamentos imobiliários.
Conheça em primeira mão as últimas campanhas de vendas de imóveis divulgadas antes para imobiliárias e corretores.