Construir uma casa de acordo com seus gostos pessoais e necessidades é o sonho de muitas pessoas. No entanto, além de considerar o projeto estrutural da residência, também é importante avaliar a localização do imóvel, visto que locais muito movimentados podem reduzir sua qualidade de vida, principalmente devido ao barulho de morar em grandes centros ou bairros muito movimentados. No entanto, existe uma solução tanto para novas construções quanto para apartamentos e casas antigas, que nada mais é do que o isolamento acústico. Mas, sabemos que isso exige um certo investimento, sendo muito comum as pessoas ficarem em dúvida se realmente vale a pena. Então, se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar o post de hoje:
Para que serve o isolamento acústico?
Caso você não saiba ou seja leigo no assunto, o isolamento acústico serve para bloquear ou reduzir barulhos entre diferentes ambientes, sendo muito utilizado em espaços comerciais e casas de show. No entanto, com o crescimento das cidades e aumento dos ruídos externos, ele vem sendo cada vez mais incluído em condomínios, casas e apartamentos residenciais.
O objetivo principal de investir nesse tipo de projeto é garantir maior qualidade de vida para os moradores, assim como conforto e privacidade. Ainda que a própria estrutura da residência já seja capaz de reduzir barulhos e ruídos externos, em alguns casos o índice de isolamento pode ser baixo. Sendo assim, é importante reforçar com materiais que realmente promovam o isolamento do som.
Quais as vantagens do isolamento acústico?
É fato que a poluição sonora, assim como o barulho dos vizinhos, pode causar muito estresse, além de desentendimentos entre a comunidade. De maneira geral, mesmo quando não são percebidos, eles podem causar fadiga, estresse, irritabilidade, insônia, mal-estar e inclusive problemas como aumento da pressão e problemas cardiovasculares.
Portanto, principalmente para quem mora em grandes centros, ouvir o barulho constante do trânsito, carros de propaganda, comércio e obras, isso já pode fazer parte da rotina. No entanto, dependendo de quanto tempo e do volume sonoro em decibéis, esse conjunto de fatores pode reduzir a qualidade de vida e até mesmo causar a perda parcial da audição.
Sendo assim, o isolamento acústico faz com que ambientes residenciais e comerciais se tornem mais agradáveis, reduzindo a poluição sonora que prejudicam não apenas o trabalho, como também os momentos de lazer e descanso.
Além disso, outra vantagem do isolamento acústico é que ela não interfere na decoração, sendo uma alteração discreta e imperceptível. Vale lembrar ainda que, em apartamentos, quando feito da maneira correta, ele é capaz de barrar os barulhos do vizinho de cima, assim como abafar os sons produzidos por você, garantindo maior privacidade e tranquilidade.
Vale a pena investir em isolamento acústico?
Portanto, se você chegou até aqui, deve ter entendido que sim, vale a pena realizar o isolamento acústico em sua residência. Afinal, o ruído do trânsito, de obras e do vizinho podem impactar diretamente sua qualidade de vida. Por exemplo, imagine que você acabou de ter um filho. É obvio que ele precisa de tranquilidade para dormir, assim como você e seu cônjuge, certo? Mas, se vocês estiverem em um local com muito barulho, isso vai reduzir a qualidade do sono de seu bebê, gerando estresse desnecessário. Da mesma forma, isso também vale para crianças pequenas, pessoas que precisam de silêncio no dia a dia, etc.
No entanto, isso não se aplica para pessoas que moram em locais mais afastados e não possuem vizinhos, visto que não há necessidade de vedar o barulho. Justamente por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional especializado para que ele analise a localização do imóvel, assim como sua rotina e necessidades. Dessa forma, ele poderá informar se o isolamento acústico deve ser feito ou se existem outras maneiras de reduzir o barulho externo.
Hélio Pereira. Especialista em Apartamentos na Planta no Rio de Janeiro RJ.