Reformar um apartamento nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, ao contrário de uma casa, é necessário respeitar diversas regras de condomínio. Ainda que ambos os imóveis precisem de um projeto estrutural, é fato que os apartamentos podem ser mais complicados, sendo sinônimo de dores de cabeça, atrasos e gastos. No entanto, com um bom planejamento é possível minimizar e até mesmo eliminar esses problemas. Então, pensando nisso, no post de hoje vamos dar algumas dicas para reformas de apartamentos para você evitar cometer os erros mais comuns.
Projeto
É fundamental iniciar sua obra já com um projeto definido, sendo um erro muito comum de pessoas que querem reformar o apartamento. Afinal, quem não se planeja sempre corre o risco de ter trabalho e gastos maiores. Sendo assim, o ideal é planejar o que pretende alterar, reformar e mudar em seu apartamento. Além disso, faça um orçamento de gastos, pesquise materiais necessários e liste os profissionais que precisa contratar. Por fim, não se esqueça de confirmar o orçamento disponível para a reforma.
Teste a cor antes de iniciar a pintura
Outro erro comum nas obras de apartamento é não testar a cor. Ou seja, você visita a loja, escolhe o tom, mas não testa sua aplicação na parede de seu imóvel durante o dia. É importante entender que um tom é composto por diversos pigmentos e por isso quando aplicado na parede pode ficar diferente do esperado. Portanto, antes de comprar grandes quantidades, teste a cor em um metro quadrado, aguarde secar e veja o resultado à luz do dia e com luz artificial.
Escolha os materiais certos
Aqui ressaltamos a importância de um profissional especializado no assunto para evitar erros comuns de pessoas leigas, como comprar pisos escorregadios para ambientes externos, revestimento de madeira em áreas molhadas e itens de qualidade duvidosa para economizar. Ao escolher um material é importante pensar no conjunto de funcionalidade, estética e custo-benefício. Afinal, algo que pareça mais caro de início pode ter durabilidade muito maior se comparado com outra marca. Como consequência você terá mais gastos ao precisar trocar o material e dores de cabeça desnecessárias.
Calcule a quantidade de material
Bom, se for para errar na quantidade, o ideal é errar para mais. Mas, independente disso, é fato que errar no cálculo das quantidades de material necessárias é extremamente comum, criando uma grande dor de cabeça para os envolvidos. No caso do revestimento de apartamento, como porcelanato e azulejos, esse erro pode acarretar na compra de produtos de lotes diferentes e que muitas vezes apresentam diferenças de tons e/ou tamanho. Mas, além disso, ainda existem casos de materiais que saem de linha, sendo ainda mais difícil corrigir o problema. Portanto, ter o cálculo feito por um especialista é primordial.
Saiba a dimensão exata de cada espaço
Por fim, uma última dica é saber a dimensão correta de cada cômodo. Isso porque, ao errar no dimensionamento, consequentemente as pessoas acabam errando ao investir em móveis muito grandes, prejudicando assim toda a circulação no ambiente. Por isso, defina o layout dos ambientes previamente, objetivando a harmonia entre espaços e objetos. Além disso, antes de comprar os móveis verifique o tamanho das portas do apartamento e elevadores, assim como se a peça terá que passar por curvas ou corredores muito estreitos.
Então, com o post de hoje temos certeza que você terá uma reforma de apartamento mais tranquila e bem organizada. Não podemos deixar de destacar a importância de um profissional especializado para orientar em todas as dúvidas e etapas. Assim, além de agilizar a obra, você ainda garante economia ao evitar prejuízos por erros de iniciantes.
Hélio Pereira. Especialista em Apartamentos na Planta no Rio de Janeiro RJ.