O consumo responsável de energia e que contribua para o desenvolvimento sustentável do planeta está se tornando cada vez mais importante. Queremos ajudá-lo e oferecemos algumas ideias para economizar energia, dinheiro e proteger o meio ambiente. Também iremos propor uma série de alternativas sustentáveis que vão economizar energia em casa ao longo do ano.
Como economizar energia?
É possível economizar energia, dinheiro e proteger o meio ambiente, nós ajudamos você a:
1- Otimize a potência contratada
Os usuários podem modificar a potência do seu contador de energia, entrando em contato com seu fornecedor de luz por meio do atendimento ao cliente. Hoje em dia algumas empresas permitem que esse procedimento seja realizado online.
2- Mude para um fornecedor de luz mais barato
Comparar o preço de diferentes tarifas dos vários fornecedores de luz, pode nos ajudar a contratar uma oferta mais econômica do que a atual. Para isso, devemos calcular a estimativa de consumo que fazemos, o valor total que pagaríamos com cada tarifa e olhar as condições de cada uma.
3- Reduz o consumo de energia na iluminação
Você pode usar lâmpadas LED e sistemas de controle de iluminação inteligentes. Com essa mudança você pode economizar entre 70% e 90% no consumo de iluminação.
4- Aposte em aparelhos eficientes
Use aparelhos de baixo consumo e de pouca contaminação e ainda com etiqueta energética A, são melhores para alcançar grande economia de energia.
5- Uso de vitro e fornos
É importante escolher o recipiente certo para cozinhar, quanto mais pequeno melhor e mais se adapta à quantidade de alimentos a cozinhar. Cobrir os utensílios de cozinha economiza energia. Aproveite o calor residual das cozinhas e fornos para terminar de cozinhar. Use panelas de qualidade. Os de fundo grosso são mais eficientes, pois difundem melhor o calor e aproveitam melhor a energia transmitida pelas placas elétricas e de vitrocerâmica. Use panelas de pressão, pois elas aceleram o tempo de cozimento e permitem uma economia de energia de até 75%.
6- Lavagens a frio com carga total
Tente aproveitar ao máximo as cargas da máquina de lavar em baixas temperaturas.
7- Uso adequado da geladeira
É o aparelho que mais consome, quando gasta mais é quando a porta está aberta, por isso abra e feche o quanto antes, e não esqueça também que se estiver meio cheio consome mais energia.
8 – Uso de máquina de lavar louça
Escolha máquinas de lavar louça que consumam a menor quantidade de água possível, e melhor se elas tiverem saídas diferentes para água quente e fria. Evite programas de pré-lavagem e use programas de lavagem mais curtos.
9- Uso do ferro
Em vez de passar algumas peças soltas em cada ocasião, passe o máximo possível de uma vez, caso contrário, você multiplicará o consumo de eletricidade. Comece com as roupas que exigem menos calor e deixe para o fim as que mais necessitam.
10- Desligue os eletrodomésticos
Elimine o stand by e assim economiza mais energia em sua casa. Não se esqueça de desligar todos os carregadores. Neste caso após carregamento, retire os carregadores dos computadores, celulares e outros da ficha elétrica. Se quer poupar eletricidade, deve ser consciente de ter hábitos que levem a isso.
11- Adaptar a decoração
Você pode adaptar a decoração à temperatura e, dessa forma, reduzir ou o uso do ar condicionado e do aquecimento. No inverno, opte por tapetes e estofados de lã, cortinas grossas e rodapés nas portas. No verão, opte por tecidos leves de algodão.
12- Aposte em sistemas fotovoltaicos
As vantagens de substituir um sistema de ar condicionado convencional (seja uma caldeira ou outro sistema elétrico) são principalmente a poupança económica por ter os componentes renováveis da instalação, bem como inúmeros benefícios ambientais, pois combinar ambos os sistemas é sinónimo de poupança energética e econômica.
13- Recuperadores de calor e frio
Os recuperadores de calor permitem: renovar o ar interior de um espaço, aclimatá-lo e poupar energia no processo. Desta forma, é possível recuperar uma percentagem muito elevada da energia utilizada para o ar condicionado no espaço que, de outra forma, seria desperdiçada.
14- Instalação de proteções solares
A utilização de algum tipo de proteção solar na carpintaria exterior (toldos, estores ou pérgulas) da fachada da nossa casa ou mesmo no terraço onde temos acesso à casa irá proporcionar-lhe um benefício energético ao gastar menos eletricidade.
Hélio Pereira. Especialista em Apartamentos na Planta no Rio de Janeiro RJ.