Dicas de trilhas no Recreio dos Bandeirantes
O Recreio dos Bandeirantes recebeu nos últimos anos uma quantidade enorme de novos moradores. Como era um lugar ainda pouco explorado pelos cariocas e que está sofrendo forte desenvolvimento, muitos de seus novos moradores e frequentadores ainda desconhecem algumas belezas ocultas do bairro, opções de lazer que vão além das suas lindas praias e modernos shopping centers.
Se você gosta de estar em contato direto com a natureza, respirar ar puro e exercitar o corpo, a melhor dica que posso dar é você conhecer as trilhas do Recreio do Bandeirantes.
Elaborei uma lista com as principais trilhas do bairro para você se empolgar e curtir com a família.
Mirante do Caeté
FOTO: cruzandomundo.com.br
O morro do Caeté fica dentro do Parque Municipal da Prainha.
O parque está localizado em frente à praia e é muito usado por surfistas e banhistas, pois lá eles encontram bebedouros, chuveiros e banheiros. Uma “mão na roda”!
A trilha não é muito cansativa. Leva em torno de 30 a 40 minutos de caminhada e subida até o topo, onde você terá uma visão geral da orla do Recreio dos Bandeirantes até a Barra da Tijuca. Vale a pena o esforço.
Atenção: O horário de funcionamento do parque é de 8h às 17h. Logo, esse é o período que você poderá fazer a sua trilha, ok?
Ah, Caeté significa “mata virgem” em Tupi. É isso.
ENDEREÇO: Av. Estado da Guanabara, 1185 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ.
Trilha Pedra do Pontal
A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que separa a Praia dos Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba.
Você consegue chegar até ela por uma faixa de areia que, quando a maré está alta, desaparece.
A trilha é não é extremamente difícil – leva de 20 a 30 minutos. É curta e tranquila. Atenção ao trecho final, onde é preciso de uma corda para alcançar o topo e isso exige um pouco mais de esforço.
Mas o esforço valerá a pena. A visão do topo é de uma paisagem panorâmica de duas lindas praias absolutamente deslumbrante.
DICA: Atenção a faixa de areias que liga o continente à pedra. Como ela some na maré alta, prefira fazer a trilha na parte da manhã.
A Pedra do Pontal fica no Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes, altura da Avenida Gilka Machado.
ENDEREÇO: Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes. Rio de Janeiro – RJ
Pedra do Telégrafo
FOTO: Aventritur.com.br
A Pedra do Telégrafo está situada no Parque Estadual da Branca, na Praia de Guaratiba. A trilha da Pedra do Telégrafo é uma das mais conhecidas e visitadas no Rio de Janeiro graças a famosa pedra que dá a impressão que a pessoa está à beira do precipício.
Do início da trilha até o topo leva cerca de puxados 30 a 40 minutos de caminhada e bom preparo físico.
Lá em cima é possível observar as praias selvagens do Rio, como a praia do Meio e a Praia do Perigoso, a Praia do Recreio e Barra e a Floresta da Tijuca ao fundo.
O acesso a trilha fica na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande.
ENDEREÇO: Barra de Guaratiba. Rio de Janeiro – RJ.
Morro dos Cabritos
FOTO: Trilhaseaventuras.com.br
A Trilha dos Morros dos Cabritos começa no estacionamento em frente ao restaurante Mirante da Prainha, no final da Prainha, quase na subida para Grumari.
O caminho da trilha, apesar de íngreme, é tranquilo e leva cerca de 30 minutos.
É preciso dar um pouco de atenção nas pedras soltas e raízes pelo chão, além de muitos troncos espinhosos que podem machucar quem tenta se apoiar neles.
Lá no topo você terá a vista da Prainha, da Praia do Secreto, da Macumba, do Pontal e da Pedra da Gávea e Pedra Bonita.
A principal dica é chegar cedo, pois a Prainha é uma praia disputada e o estacionamento enche logo. Além disso, pela manhã você evita sombras nas praias, quando lá no topo.
ENDEREÇO: Av. Estado da Guanabara, Prainha, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ.
Parque Chico Mendes
FOTO:Jornal Correio do Brasil
O Parque Chico Mendes é uma reserva ambiental que completa 30 anos em 2019.
Com 40 hectares de restinga, o visitante tem acesso a 10 trilhas que se estendem por cerca de 5 quilômetros, todas bem sinalizadas e praticamente planas, fáceis de serem percorridas. Uma delas é ainda adaptada para portadores de deficiência física e visual.
O Parque não é uma opção só para trilhas, mas também para toda a família, pois oferece playground para crianças, locais apropriados para piqueniques e inúmeras espécies de animais silvestres, incluindo capivaras e jacaré-do-papo-amarelo.
O Parque Chico Mendes está aberto de terça à domingo de 8 às 17hs e a entrada é franca. As visitas guiadas são de 3a à 6a em dois horários (10 e 14hs).
ENDEREÇO: O Parque Natural Municipal Chico Mendes fica na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, Recreio dos Bandeirantes.
Parque Estadual Pedra Branca
O Parque Estadual da Pedra Branca não poderia ficar de fora dessa lista.
Considerado um dos maiores parques naturais urbanos do mundo, ele foi criado em 1974 e possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica (4 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca). Abriga o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude.
Lá se encontram trilhas de tamanhos e dificuldades diversas, para todo tipo de trilheiro.
Principais trilhas:
– Trilha de Santa Bárbara
– Trilha Circuito das Águas
– Trilha para o Açude Camorim
– Trilha da Caverna Bandeira
– Trilha Rio Grande.
O parque está aberto diariamente, das 8h às 17h.
ENDEREÇO: Estrada do Camorim, 2118, Camorim (Jacarepaguá), Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (21) 3417-3642