Mudar-se para uma nova casa é empolgante – é um novo começo com a oportunidade de ter um lar que será apenas seu.
Isso não significa que por vezes isso não possa ser cansativo e que gere preocupação. Felizmente, existe uma maneira de evitar algo mais desagradável. Antecipe, planeje e faça tudo o que puder para tornar isso mais fácil.
Sugestão 1: Escolher uma empresa de mudanças desde o primeiro momento
Dependendo de quando você planeja se mudar, pode ser difícil reservar uma data. A maioria das pessoas tenta se mudar nos fins de semana, durante as férias escolares ou feriados, o que lhe dá tempo extra. Não se deixe apanhar pelos imprevistos, planeje tudo com antecedência.
Escolher uma equipe de mudança pode parecer fácil em comparação com todas as outras escolhas que você fez, mas é importante escolher profissionais. O bom estado dos seus artigos depende da empresa que escolher, e para evitar estragá-los ou danificar o imóvel e pagar mais do que esperava, é importante que faça uma pesquisa.
Reveja avaliações anteriores de clientes, verifique o que inclui sua cotação de mudança e pergunte se a empresa está disposta a fazer uma avaliação – isso significa que alguém irá até sua casa para avaliar quantas coisas você tem e se certificar de que tem o tamanho do veículo escolhido e ainda o número de membros da equipe no dia da mudança.
Sugestão 2: Fazer uma lista
Pode parecer que há muito para se lembrar no caminho para sua mudança,e na verdade até há.
Para evitar o estresse, faça uma lista de tudo o que você precisa fazer e considere as etapas a serem seguidas. Sua oferta pode ter sido aceita recentemente e você pode ter meses pela frente antes de partir, mas isso não significa que você tenha que esperar até uma semana antes de se mudar para começar a se preparar.
Sugestão 3: Classifique com antecedência
Limpar sua casa de todos os itens antigos, indesejados ou desnecessários antes de sua mudança pode economizar tempo e estresse, mas também pode economizar dinheiro!
Ao doar, reciclar ou jogar fora coisas de que não precisa, você está reduzindo a quantidade de coisas que precisa mover. Quanto menos coisas você tiver, menos horas a equipe de mudança precisará.
A maneira mais fácil de economizar dinheiro em sua mudança é evitar pagar pelo transporte de coisas que você vai jogar fora assim que chegar em sua nova casa.
Sugestão 4: Faça um plano de embalagem e comece cedo
A embalagem sempre leva mais tempo do que você pensa, então é melhor começar o mais cedo possível. Quando você tiver eliminado tudo o que não precisa mais, é melhor começar com as divisões que você menos usa. Começar por essas divisões e, em seguida, usá-los para armazenar caixas irá facilitar a sua vida e permite que você faça o máximo que puder.
Ao etiquetar as caixas, é fácil resumir o conteúdo na parte superior, como “coisas de cozinha”, mas isso pode não ajudar quando você precisa priorizar o desempacotamento.
Rotule a caixa com o cômodo em que pretende entrar em sua nova casa e liste alguns dos itens na parte superior para que você saiba o que há nele. Você vai gostar quando não precisar abrir quinze caixas marcadas com ‘cozinha’ para encontrar aquela onde estão os pratos!
Tente não sobrecarregar suas caixas! É tentador enchê-los, mas tente usar caixas pequenas para itens pesados e caixas grandes para itens mais leves. Caso contrário, você corre o risco de a caixa se desfazer e machucar quem a carrega.
Sugestão 5: Pense sobre o que você não pode deslocar
Existem algumas coisas que as equipes de mudança não podem transportar. Isso inclui materiais perigosos, plantas sujas, latas de tinta ou produtos químicos.
Se você não suportar deixar suas plantas para trás, convém colher a maior parte do solo, colocar a planta no vaso para que não se mova e transportá-la no carro.
Não se esqueça de levar em consideração a segurança da equipe de mudança e a sua, não só pelo peso das caixas, mas também por causa das coisas que você movimenta. Se você estiver embalando equipamentos de jardim, certifique-se de limpá-los e embalá-los com segurança. Equipamentos grandes de jardim, como cortadores de grama ou ferramentas movidas a gasolina, devem ser esvaziados e limpos antes de serem transportados. Se estiver embalando facas, embrulhe-as com cuidado e registre o conteúdo na caixa.
Em caso de dúvida, pergunte à equipe de mudança quem pode dizer o que eles podem aceitar e a melhor forma de embalar. Eles podem até oferecer um serviço extra onde podem embalar itens mais difíceis para você.
Sugestão 6: Organizar o serviços de fornecimento
É comum esquecer de fazer as leituras finais do medidor quando deixa o local ou até quando é feito o corte de energia. Isso tornará as coisas muito mais fáceis. Você pode até tirar fotos com seu telefone para não perder as anotações que tira.
Na nova casa, e com antecedência, você pode comparar as várias tarifas para poupar energia e contratar novos fornecedores de gás, eletricidade e água.
Caso não deseje manter o seu contrato de energia elétrica com o mesmo fornecedor, basta que ligue para ele, e cancele o contrato que tem. Combinar isso com antecedência significa que você deixará de receber as contas de luz o mais rápido possível.
No caso do serviço de telecomunicações, caso já esteja fora do período mínimo de permanência obrigatório, cancele o mesmo também com antecedência, e opte por um pacote de tv net voz mais barato para sua nova casa.
Portanto, fazer a mudança de apartamento, pode ser mais simples quando existe organização. Esta é a principal aliada para combater o estresse e até o cansaço que causa uma mudança na maioria das pessoas.
Hélio Pereira. Especialista em Apartamentos na Planta no Rio de Janeiro RJ.