Chegou o grande dia. Você está pronto para comprar seu imóvel, seu apartamento novo ainda na planta. É a realização de um sonho.
Já visitou o stand, pesquisou valores, simulou financiamento, fez todas as contas. Comprar apartamento na planta vale a pena e cabe no seu orçamento.
Agora é pegar a planta do condomínio (e/ou maquete do empreendimento) e escolher a unidade onde vai morar com a família.
E esse momento que parece ser o mais fácil é, na verdade, onde a sua atenção precisa ser redobrada. Perguntas simples que na hora da escolha do apartamento são esquecidas, podem causar um grande desconforto quando já for tarde demais.
Veja abaixo essas dicas simples que sempre orientamos nossos clientes:
1. Posição do sol.
Aqui no Rio de Janeiro essa informação é fundamental. Não existe uma regra. É questão de gosto. Mas o sol do verão é bem quente e, se isso for um problema para você, pense bem na hora da escolha.
Os apartamentos que incidem o sol da manhã (mais brando) costumam ser os mais procurados e vendidos primeiro.
Já o sol da tarde é o mais forte e as unidades que tem essa característica costumam ser procurados por pessoas que fogem da umidade ou simplesmente gostam do calor.
Mas isso não é uma ciência exata. Existe o meio termo. Apartamentos que pegam o sol da tarde, mas por pouco tempo e apartamentos que pegam o sol da manhã um pouco mais estendido. Se puder, observe os outros prédios da rua para poder ter uma ideia de como será o seu empreendimento quando estiver pronto.
2. Andar alto ou baixo.
“Quanto mais alto, teoricamente menos barulho e vista mais ampla. Quanto mais baixo, mais rápido chega-se a portaria e menos escadas a subir ou descer em uma possível falta de energia ou defeito no elevador. “
Já ouvimos de tudo dos clientes na hora da escolha do andar. Obviamente também é questão de gosto. Mas leve em consideração fatores que vão além do óbvio. Observe a localização da lixeira, da portaria (onde toca interfone 24h), do estacionamento (portas batendo, barulho de motor, aquele carro que demora para ligar), da casa de máquinas do elevador. Tudo isso pode ser um incômodo eterno que pode trazer transtornos recorrentes.
As vezes o apartamento mais alto pega sol por mais tempo que o mais baixo, que recebe a sombra de um empreendimento vizinho. Também pode ser que a vista dos andares superiores não seja muito agradável…
Pergunte tudo ao corretor e também ao representante da construtora para tirar todas essas dúvidas.
3. Vista interna ou externa
Esse item parece um pouco com o anterior (item 2), mas muitas vezes perdemos a oportunidade de fazer uma boa análise.
Como cada caso é um caso, logo, analise o seu com cuidado.
Por exemplo, se o imóvel for próximo a comunidades (o que é absolutamente comum aqui no Rio de Janeiro) e isso deixar você desconfortável, pode ser mais interessante ter vista interna, pois evitará aquela sensação de insegurança. Outro exemplo é que muitas vezes a vista externa pode deixar seu apartamento de frente para uma janela, quadra ou algo desagradável do condomínio vizinho.
Isso também é possível que aconteça na vista interna. Sua janela dará vista para outra janela do mesmo condomínio.
Leve em consideração também se você tem filhos e a vista interna ajudaria a tomar conta das crianças ou se você prefere ver a rua e não se importa com o barulho dos carros e outros fatores.
Pode parecer mais do mesmo, mas esses detalhes muitas vezes são esquecidos pelo comprador, que deixam de fazer uma compra mais assertiva e com o andamento da obra, acabam pedindo para trocar a unidade, o que muitas vezes é inviável.
Enfim, aproveite esse momento da escolha para fazer todas as perguntas possíveis, sem timidez ou medo. Todos os envolvidos na venda do imóvel estão ali justamente para tirar suas dúvidas e deixar o cliente feliz.
Não tenha pressa em escolher. Se alguém ali não tiver a resposta, peça que procurem o arquiteto ou engenheiro e eles certamente terão a resposta correta.
O importante é não haver arrependimentos.
Essas dicas foram formuladas levando em consideração nossa experiência de mais de 200 lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro.
Esperamos poder ajudar!
CONTINUE NO BLOG
Descubra outras informações sobre imóveis que são relevantes para que procura sua casa própria.
Veja a minha opinião (e da minha equipe) dos principais lançamentos imobiliários.
Conheça em primeira mão as últimas campanhas de vendas de imóveis divulgadas antes para imobiliárias e corretores.
Helio Pereira